sexta-feira, 20 de outubro de 2017

10 Pequenas Mudanças para uma Vida mais Saudável


Vida mais Saudável
Muitas vezes não temos tempo para dedicar cuidando de nosso corpo. Preocupações com trabalho, faculdade, até com os filhos… A vida moderna não é fácil e nem sempre é possível dedicar algumas horas de seu tempo na academia para cultivar o corpo e saúde que sempre quis. Existem, porém, pequenas mudanças que podem transformar uma rotina até então sedentária e passiva em uma empreitada rumo à boa forma.

 1. Adeus elevador

Dê prioridade às escadas: quanto mais alto o andar, melhor. Subir as escadas tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido.

 2. Caminhe

Tem que ir até o colégio buscar os filhos, ou tem algum compromisso que não é está tão distante assim? Vá andando! Assim como ir de escada ao invés de andar de elevador, caminhando você tonifica as pernas, fortalece o ritmo cardíaco e ganha mais disposição no seu dia-a-dia.

 3. Fique de olho na sua saúde

É importante a realização de check-ups todos os anos, principalmente para quem têm mais de 40: para a mulher, é vital executar a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Faz-se igualmente importante a realização de exames constantes de sangue, para que se possa controlar o índice de glicose, de anticorpos e de outros componentes do sangue.
E falta de opções não é desculpa, já que hoje em dia você pode até comprar plano de saúde pela Internet e ainda escolher de acordo com o seu perfil. No site http://www.iplanosdesaude.com.br você pode comparar preços de planos de saúde de praticamente todas as opções (ou ainda conversar com um corretor pelo chat on-line se tiver dúvidas).

4. Aprenda a dizer não

Em certos momentos é muito difícil recusar certos petiscos e doces… Mas é preciso dizer não. Se isso virar um costume, em breve, você nem pestanejará na hora de recusar o docinho fora da dieta. Esse controle ajuda em seu colesterol e pode prevenir doenças como diabetes.

5. Acorde bem

Criar o hábito de, todo dia, ao acordar, alongar-se. Ao levantar-se e tentar tocar os pés com as pontas das mãos, por exemplo, é uma maneira simples de deixar seus ombros preparados para enfrentar o dia, evitando dores musculares e câimbras.

6. Improvise no trânsito

Quando parada no trânsito, contraia os músculos abdominais, mantendo uma posição ereta da coluna. Esse exercício pode ajudar a definir o abdômen, fazendo aquela gordurinha indesejada ir embora.

7. Troque o fast-food pelo slow-food

Por mais que nos dias corridos não se tenha tempo para pensar e a idéia de comer um lanche rápido do fast-food seja tentadora, esse tipo de alimento contém um alto teor de gordura e de calorias que, mais do que um perigo para sua boa forma, podem se tornar um problema para sua saúde. Evite esse tipo de alimentação sempre que puder.

8. Coma menos carne

A orientação do tópico anterior se aplica aqui. Poucas pessoas resistem àquela boa carne vermelha num típico churrasco… Mas diminuir o consumo de carne vermelha (trocando por carne branca ou até mesmo por legumes e verduras) ajuda a diminuir o colesterol alto e pode até evitar problemas de coração.

9. Relaxe

Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe com sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão e diversos estudos já ligaram o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor: pois isso não só afetará o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

10. Se dê um tempo

Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde budismo até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.
Artigo enviado por iPlanos de Saúde, blog especializado em informações sobre Planos de Saúde.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Segredo para uma Vida Longa e Saudável?

"Sentar é o novo Fumar"

Você já ouviu falar a expressão "Sentar é o novo fumar"? Esse conceito ainda é pouco falado no Brasil, mas tem sido repetido e ganhado muita força na comunidade científica internacional. A ideia é que — segundo uma série de estudos científicos nos últimos anos — ficar sentado por muitas horas é mais perigoso para a saúde do que fumar. Sim, parece sensacionalista, mas as evidências que seja verdade são cada vez mais claras.
São diversos estudos, e cada vez mais são encontradas ligações entre sentar-se por períodos prolongados e vários problemas de saúde, como por exemplo o aumento no risco de alguns tipos de câncer (cólon, endométrio e pulmão), além de diabetes tipo 2. Além de tudo isso, ainda existe a já conhecida ligação entre o sedentarismo e doenças cardíacas, obesidade e males associados. Outro fato também conhecido há muito tempo é que sentar-se por períodos prolongados também causa problemas musculares, já que os músculos "se acostumam" com o estado de relaxamento ao longo dos anos.
O Segredo para uma Vida Longa e Saudável?

Ficar Sentado Engorda (e ir para a academia nem sempre resolve!)

Você sabia que ficar muito tempo sentado engorda? Não, eu não estou falando do (já batido) conselho que "precisamos fazer exercícios para emagrecer": isso todo mundo já está cansado de saber. O que estou dizendo não é sobre a falta de exercício físico; o que estou dizendo é que o mero fato de ficar sentado muito tempo engorda. Explico:
Existe uma proteína produzida em nosso corpo chamada LPL (lipoproteína lipase), responsável por quebrar gordura e convertê-la em energia. Quando essa enzima não funciona direito, a gordura é armazenada. Estudos científicos (em ratos, por enquanto), separaram os bichos em dois grupos: Um grupo de ratos com nível de atividade física moderada, mas distribuída em pequenas sessões ao longo do dia. No outro grupo, ratos sedentários na maior parte do dia, mas com uma sessão de exercícios bem pesada em algum momento do dia "para compensar" a inatividade — de forma que a quantidade de calorias gasta pelos dois grupos fosse a mesma.
O resultado? Os ratos que se movimentaram o dia todo tinham níveis 10 vezes maiores da proteína LPL. Ou seja, a grande lição é que não adianta ficar o dia inteiro sentado, e depois tentar "compensar" se matando na academia.
A única forma de reduzir os risco à saúde é reduzindo o tempo sentado mesmo; é ter um estilo de vida verdadeiramente ativo, ao longo de todo o dia. E é exatamente por causa desse fato a analogia com o cigarro: sentar-se por longos períodos, assim como o fumo, tem um efeito nocivo que não é totalmente reversível através de exercícios ou bons hábitos.

Pare de "fazer exercício" e… mexa-se!

Existem algumas populações que são estudadas há muitos anos por terem uma grande longevidade. Nesses povoados (as chamadas "zonas azuis", localizados no Japão, Grécia, Itália, etc.) a incidência de pessoas que vivem acima de 100 anos é muito acima da média.
Dentro das características estudadas, uma das mais marcantes é a atividade física moderada e constante: ou seja, as atividades físicas com moderação são parte do cotidiano. Ninguém para o que está fazendo para ir "fazer exercício". O exercício já faz parte do dia. Ninguém se rende ao conforto excessivo que tanto buscamos: eles preparam sua própria comida, andam à pé, limpam sua casa, e assim por diante.
E isso é muito, muito mais importante do que corrida ou musculação. Claro, se você for sedentário, qualquer atividade física é benéfica, não estou recomendando contra exercícios físicos. Mas saiba que cada vez mais sabe-se que a atividade constante moderada — não-extenuante e ao longo do dia — é um dos grandes pilares da boa saúde.
Obs: Para conhecer sobre os outros fatores determinantes para a longevidade, veja o artigo Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?

Ideias para um Dia Mais Ativo

Em nosso estilo de vida moderno, incorporar o exercício ao longo do dia é muito difícil, não é mesmo? Sem dúvida nenhuma. Para a grande maioria, nossos trabalhos exigem que fiquemos sentados em frente à um computador a maior parte do tempo. Mas esse é mais um motivo para buscar formas de se movimentar e de adicionar atividade ao dia. Se você realmente se preocupa com sua saúde, cada oportunidade de se movimentar deve ser considerada um privilégio, e deve ser aproveitada com alegria.
Então, tente ficar consciente, e evite ficar sentado, na mesma posição durante horas. Seguem algumas ideias de como tornar o seu dia mais ativo; adapte conforme sua realidade:
O Segredo para uma Vida Longa e Saudável?
  • Se possível, ande à pé ou de bicicleta, especialmente para locais próximos
  • Não fique obcecado em estacionar tão perto do local que deseja ir
  • Suba pelas escadas do prédio (se for muito alto, suba de elevador até um andar mais próximo e siga de escada)
  • Fique em pé, lave louça, prepare seus alimentos
  • Assista TV em pé, ou fale ao telefone andando (adoro!) 🙂
  • Brinque mais com seus filhos (ou seus bichos de estimação)
  • Incorpore pausas no trabalho e levante pelo menos uma vez a cada hora
  • Tome bastante líquido ao longo do dia (você se hidrata, e se força a levantar para ir ao banheiro!)
  • Adote formas de lazer ao ar livre; caminhe no parque com amigos, etc.
Enfim, essas são só algumas ideias. Como eu já disse antes, importante é estar consciente, buscar oportunidades para se mexer e fazer isso com alegria! Vamos lá? 
https://belezaesaude.com